Do monte à rua: os festejos à Santa Vitória
Palavras-chave:
Festa, Religiosidade, Vida, Patrimônio culturalResumo
Analisaremos neste ensaio os significados que os sujeitos atribuem à festa de Nossa Senhora das Vitórias realizada, na cidade de Carnaúba dos Dantas - RN e no Monte do Galo. A discussáo está centrada na relaçáo entre esses acontecimentos festivos e a vida social e individual. A interpretaçáo dos significados mostrou-nos a pluralidade de discursos que ela congrega. Os rituais e os discursos narrativos sobre a festa sáo meios encontrados pelos atores para tentarem resolver os seus problemas, sejam esses de ordem material ou existencial. A festa é uma realizaçáo cultural, característica de uma religiosidade singular, que se atualiza a cada ano. Por ser intrinsecamente ligado à realidade social, esse momento torna explícitos seus conflitos e suas contradições. Enfim, verificamos que o espetáculo fala, representa, reafirma, transgride e ainda reinventa essa realidade, constituindo-se como um símbolo representativo do patrimônio cultural dessa localidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.