La nueva sociologí­a: propuesta de un modelo de análisis de las sociedades en Riesgo Bajo la perspectiva del método transdisciplinario de Niklas Luhmann

Autores

  • Augusto Renato Pérez Mayo
  • Maricela Guzmán Cáceres

Palavras-chave:

Teoria geral dos sistemas sociais, Sociedades complexas, Métodos transdisciplinares,

Resumo


A crise teórica e de método da sociologia baseada na velha racionalidade simplificada, rígida, disciplinada, fragmentada e parcial dominada por espectros sectoriais que carecem de uma visáo dos conjuntos, é substituída pela proposta do sociólogo alemáo Niklas Luhmann. Luhmann defende que a unidade na sociologia pode dar-se através de novas lógicas de entender o mundo, ou seja, a unidade pode acontecer na diferença que implica a extrapolaçáo de conceitos e categorias científicas de outras disciplinas próximas à análise social, as quais se resignificam e inserem-se na teoria social que se acredite para compreender as sociedades complexas, ou sociedades em perigo, próprias do nosso tempo. No presente trabalho, apresentam-se as principais teorias em que Luhmann se baseou para edificar a sua própria Teoria Geral dos Sistemas Sociais.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-07-2010

Como Citar

MAYO, A. R. P.; CÁCERES, M. G. La nueva sociologí­a: propuesta de un modelo de análisis de las sociedades en Riesgo Bajo la perspectiva del método transdisciplinario de Niklas Luhmann. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 19, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/344. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos