Narrativas de si no Facebook: a relação discursiva na vivência de situação traumática

Autores

  • Sandra Farias Maia-Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Maria Leidiane Tavares Freitas Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.
  • Maria Neurielli Figueiredo Cardoso Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Autonarrativa. Redes sociais. Facebook. Trauma

Resumo

Estudar aautonarrativa em situação traumática implica duas peculiaridades: 1) Os critérios de produção escrita dos autores diante das circunstâncias que põem emrisco sua integridade física; 2) A criação de um neoautor decorrente decircunstância traumática: sugeríamos a crise como articuladora de um discursopotencialmente diferente do discurso cotidiano. Este estudo objetivou: 1)Analisar recursos discursivos utilizados na autonarrativas dos sujeitosdoentes; 2) Identificar a organização narratológica recorrente nasautonarrativas em redes sociais; 3) Analisar a autoconstrução desses autorescircunstanciais. O corpus foi constituído de depoimentos publicados emredes sociais por pessoas em situação de doença grave. Utilizamos a AnáliseProposicional do Discurso - APD, para analisarmos proposições dos sujeitosorganizadas em matrizes analíticas de acordo com os temas abordados nosinstrumentos de coleta de dados. As analises mostraram que as circunstâncias decrise constroem um sujeito autor cuja narrativa nas redes sociais se vinculapotencialmente as suas vivências. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Farias Maia-Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

http://lattes.cnpq.br/5092300534207989

Maria Leidiane Tavares Freitas, Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Mestre em Linguística e Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Maria Neurielli Figueiredo Cardoso, Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Graduada em Letras e Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

27-05-2015

Como Citar

MAIA-VASCONCELOS, S. F.; FREITAS, M. L. T.; CARDOSO, M. N. F. Narrativas de si no Facebook: a relação discursiva na vivência de situação traumática. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 33, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/3447. Acesso em: 29 mar. 2024.