Puxando barrigas para puxar assuntos: a massagem abdominal como uma fonte de saber e significados entre parteiras Marajoaras

Autores

  • Soraya Fleischer

Palavras-chave:

Parteiras, Pará, Puxação

Resumo

Atualmente, na regiáo de Breves e Melgaço, Pará, Brasil, um dos papéis mais importantes das parteiras é a puxaçáo. A maioria dos clientes destas parteiras é formada por mulheres gestantes, parturientes e puérperas. E a puxaçáo, antes, durante e depois do parto serve para, respectivamente, endireitar o feto, desocupar a placenta, organizar a barriga. Mas náo só mulheres e nem só gestantes, que sáo puxadas pelas parteiras. Neste artigo, pretendo, primeiro, descrever a centralidade desta prática e, segundo, comentar seu uso em Breves e Melgaço, cenários urbanos bastante diferentes em termos de escala demográfica, posiçáo política e influência biomédica no Pará. Dados recentes (2004-2005) revelam que em cidades maiores, como Breves, que contam com uma grande concorrência simbólica e concreta do hospital e do sistema de saúde oficial, a puxaçáo passa a ser a principal atividade das parteiras. Assim, desejo pensar a puxaçáo realizada pelas parteiras frente ao seu "desaparecimento anunciado".     
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-07-2010

Como Citar

FLEISCHER, S. Puxando barrigas para puxar assuntos: a massagem abdominal como uma fonte de saber e significados entre parteiras Marajoaras. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 19, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/345. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos