Aspectos histórico-ecológicos do horto D'el Rey de Olinda, Pernambuco

Autores

  • Jefferson Rodrigues
  • Milena Dutra
  • Priscilla Albuquerque
  • Silvana Dias
  • Argus Vasconcelos de Almeida

Palavras-chave:

História da botânica, Horto d'El Rey, Arruda da Câmara, Olinda

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento histórico e uma análise da situaçáo atual do sítio dos Manguinhos, onde funcionou no século XIX o Horto Botânico de Olinda. Destacando-se em sua fundaçáo o papel do naturalista Manuel Arruda da Câmara. Durante seus 43 anos de existência, o Horto teve como funçáo principal aclimatar e distribuir plantas de interesse econômico de Pernambuco e demais províncias do Nordeste. Ele atingiu uma rápida e expressiva importância no
cenário econômico nordestino, ganhando destaque por seu constante intercâmbio com importantes instituições estrangeiras
Paris e do Rio de Janeiro. Devido a tradicional rivalidade municipal entre Recife e Olinda, o Horto rapidamente entrou em decadência, pelo proposital descaso dos poderes públicos, sendo vendido em hasta pública em 1854. Hoje é uma propriedade particular, onde quase nada resta, do ponto de vista botânico e paisagístico, que testemunhe a existência do antigo Horto.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-07-2010

Como Citar

RODRIGUES, J.; DUTRA, M.; ALBUQUERQUE, P.; DIAS, S.; ALMEIDA, A. V. de. Aspectos histórico-ecológicos do horto D’el Rey de Olinda, Pernambuco. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 19, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/347. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos