A HISTÓRIA AMBIENTAL E OS ÍNDIOS PANKARÁ DA SERRA DO ARAPUÁ

Autores/as

  • Edivania Granja da Silva Oliveira
  • Edson Silva

Resumen

O estudo é sobre o povo Pankará, Serra do Arapuá, Carnaubeira da Penha, PE, numa perspectiva da História Ambiental. Esta proposta faz parte da pesquisa em desenvolvimento no PPGH/UFCG, tendo como objetivo discutir as relações do povo indígena Pankará com a Natureza, na perspectiva da História Ambiental, a partir do estudo da presença indígena na Serra do Arapuá e adjacências em meio a Caatinga no Sertão pernambucano, em sua importância para a afirmação da identidade étnica e reivindicações dos direitos indígenas. A reflexão deste estudo terá como foco a História Ambiental na percepção de compreender o contexto socioambiental do povo Pankará através dos saberes e fazeres, o acesso e utilização dos recursos naturais, as técnicas e formas de colheita, plantio, a utilização das plantas e da água em um espaço de um brejo de altitude em meio a Caatinga, em uma região do Sertão, utilizados para fins alimentares, terapêuticos e ritualísticos. Pois tais recursos e principalmente as plantas usadas na ritualística são importantes no processo de consolidação e afirmação identitária de vários povos indígenas no Sertão nordestino. Baseado em pesquisa bibliográfica, em documentos históricos disponíveis no Arquivo Público de Pernambuco, mas fundamentalmente nas memórias Pankará, para perceber os saberes e fazeres indígenas no conjunto das relações socioambientais com a Caatinga. Utilizamos a abordagem da História Oral, em uma perspectiva interdisciplinar a exemplo dos estudos sobre a Ecologia naquela região, com o intuito de compreender a população indígena local e suas relações históricas com a Natureza, valorizando os Pankará como protagonistas do fazer histórico vivendo em um Ambiente específico, o Sertão pernambucano, mobilizando-se para afirmação de sua identidade étnica e reivindicando direitos territoriais. A pesquisa também se situa no diálogo bibliográfico com os recentes estudos sobre a história indígena no Nordeste e a História Ambiental buscando contribuir para ampliar as reflexões sobre o campo da História Ambiental, por meio de estudos sobre a História, o Ambiente, as sociabilidades, a territorialidade, a identidade, as expressões socioculturais indígenas e a relação dos Pankará com a Natureza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edivania Granja da Silva Oliveira

Professora de História do IF Sertão-PE Campus Petrolina. Mestre em História pelo PPGH/UFCG. Doutoranda em História Social USP, modalidade DINTER USP/UFCG. 

Edson Silva

Doutor em História Social pela UNICAMP. Professor no Centro de Educação/Col. de Aplicação-UFPE/Campus Recife. Leciona no Programa de Pós-Graduação em História/UFPE, no Programa de Pós Graduação em História/UFCG (Campina Grande/PB) e no Curso de Licenciatura Intercultural na UFPE/Campus Caruaru, destinado à formação de professores/as indígenas em Pernambuco. 

Publicado

12-12-2023

Cómo citar

GRANJA DA SILVA OLIVEIRA, E. .; SILVA, E. . A HISTÓRIA AMBIENTAL E OS ÍNDIOS PANKARÁ DA SERRA DO ARAPUÁ. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34826. Acesso em: 17 may. 2024.