A LEI 10.639/03 NO CONTEXTO ESCOLAR E A LUTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Carmem Dolores Alves
  • Maria de Fatima Oliveira Batista

Resumo

A finalidade deste artigo é realizar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03 no contexto escolar, na perspectiva de contribuir para promoção de uma Educação antirracista nas Escolas da Rede Municipal do Recife. Nesse processo de luta para construção de uma educação antirracista, problematizaremos os desafios e possibilidades desse procedimento. O que direcionou a adoção da Metodologia Qualitativa, através da aplicação de questionários, análise de conteúdos e entrevista semiestruturada, cujos resultados pontuaram a não Institucionalização da Lei e a abordagem incipiente das práticas instituídas nas escolas. Convém destacar que o objeto investigado emerge em um contexto histórico de avanço do debate sobre as dificuldades de institucionalização da Lei 10.639/2003 nos Sistemas de Ensino, assim como nas Instituições Educacionais. Contraditoriamente ao momento político mundial onde surgem novos paradigmas voltados à valorização da diversidade e reeducação das relações étnico-raciais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Dolores Alves

Carmem Dolores Alves, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico; Professora da Rede Municipal do Recife; Pesquisadora da temática racial.

Maria de Fatima Oliveira Batista

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Coordenadora do GTERÊ- Grupo de Trabalho das Relações raciais

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

DOLORES ALVES, C. .; OLIVEIRA BATISTA, M. de F. . A LEI 10.639/03 NO CONTEXTO ESCOLAR E A LUTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34827. Acesso em: 21 dez. 2024.