A produção social do espaço: do campo à cidade, da cidade ao campo
Palavras-chave:
Espaço, Cidade, CampoResumo
Há milênios, o homem transforma o espaço para melhor adaptar-se, suprindo suas necessidades de sobrevivência. A açáo do homem sobre o meio que o envolve transforma esse espaço em espaço rural e espaço urbano. Durante décadas este binômio foi abordado numa visáo dicotômica: o campo, analisado de modo a ser referendado como espaço, por excelência, do arcaico, do atrasado, do velho; a cidade, contrariamente, sendo o espaço do novo, de abertura ao moderno, às novas tecnologias que favoreciam prover de forma mais racional e científica as necessidades sociais. Atualmente esta ótica é fato superado e o assunto é abordado numa perspectiva onde as funções desempenhadas pelo campo e pela cidade se complementam e se complexificam. A temática a ser problematizada, neste trabalho, pauta-se numa referência empírica, a realidade urbana de uma cidade da Paraíba.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.