Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
Palavras-chave:
Samba, Música popular brasileira, Músico popular brasileiro, Noel RosaResumo
Este artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturaçáo de um mercado musical, onde o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba". Esse período, a década de 1930, foi o tempo de atuaçáo de Noel Rosa como compositor de sambas, e tendo sido a sua participaçáo marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como uma referência analítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.