PEDAGOGIA SERÁFICA, LIVRARIAS E INSTRUÇÃO INTRA E EXTRAMUROS NA PROVÍNCIA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL (BAHIA, PERNAMBUCO E PARAÍBA – SÉCULOS XVII E XVIII)

Autores

Resumo

Este trabalho discute como a relação entre as bibliotecas conventuais na Província de Santo Antônio do Brasil e a constituição de uma cultura instrucional entre os frades franciscanos, tanto no que se refere à formação intramuros, voltada aos noviços, como nas aulas de Gramática Latina abertas aos postulantes e filhos de colonos, que funcionavam junto a diversas casas seráficas estabelecidas entre o Recôncavo baiano e a Paraíba. Se discute a relação entre instrução e cotidiano conventual, considerando as normas e ordenamentos superiores e provinciais, além de documentos avulsos de acervos lisboetas e brasileiros. É demonstrado que tanto os franciscanos construíram uma cultura de erudição nos espaços intramuros, tendo como base suas bibliotecas conventuais, como também agregaram a esse universo sua atuação pedagógica extramuros, nas classes de Gramática Latina, e seu projeto instrucional de formação de seus quadros, por meio do Trivium – os cursos de Teologia, Filosofia e Lógica – em aulas ministradas pelos lentes, frades escolhidos entre os mais aptos, experientes e doutos na Província. Ao examinar tal corpus, se lança luz sobre a relação dinâmica entre as bibliotecas conventuais e a evolução da instrução franciscana no Brasil colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Mary S. Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Historiadora, Tradutora e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba. Membro da SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação, da SEO – Sociedade de Estudos do Oitocentos, da h_moderna – Rede Brasileira de Estudos em História Moderna e membro fundadora da RIEFBR – Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil.

Downloads

Publicado

10-12-2024

Como Citar

S. OLIVEIRA, C. M. PEDAGOGIA SERÁFICA, LIVRARIAS E INSTRUÇÃO INTRA E EXTRAMUROS NA PROVÍNCIA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL (BAHIA, PERNAMBUCO E PARAÍBA – SÉCULOS XVII E XVIII). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 25, n. 48, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/35623. Acesso em: 21 dez. 2024.