PEDAGOGIA SERÁFICA, LIVRARIAS E INSTRUÇÃO INTRA E EXTRAMUROS NA PROVÍNCIA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL (BAHIA, PERNAMBUCO E PARAÍBA – SÉCULOS XVII E XVIII)
Abstract
Este trabalho discute como a relação entre as bibliotecas conventuais na Província de Santo Antônio do Brasil e a constituição de uma cultura instrucional entre os frades franciscanos, tanto no que se refere à formação intramuros, voltada aos noviços, como nas aulas de Gramática Latina abertas aos postulantes e filhos de colonos, que funcionavam junto a diversas casas seráficas estabelecidas entre o Recôncavo baiano e a Paraíba. Se discute a relação entre instrução e cotidiano conventual, considerando as normas e ordenamentos superiores e provinciais, além de documentos avulsos de acervos lisboetas e brasileiros. É demonstrado que tanto os franciscanos construíram uma cultura de erudição nos espaços intramuros, tendo como base suas bibliotecas conventuais, como também agregaram a esse universo sua atuação pedagógica extramuros, nas classes de Gramática Latina, e seu projeto instrucional de formação de seus quadros, por meio do Trivium – os cursos de Teologia, Filosofia e Lógica – em aulas ministradas pelos lentes, frades escolhidos entre os mais aptos, experientes e doutos na Província. Ao examinar tal corpus, se lança luz sobre a relação dinâmica entre as bibliotecas conventuais e a evolução da instrução franciscana no Brasil colonial.
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