FREGUESIA DE OURICURI: DA SEDIÇÃO DE EXU ÀS ELEIÇÕES GERAIS DE 1844
Resumo
Este trabalho trata da criação da freguesia de São Sebastião de Ouricuri, parte da comarca da Boa Vista, província de Pernambuco, no ano de 1844. Ouricuri foi desmembrada da freguesia de Exu após o malogro de uma Sedição ali ocorrida, em 1842, cujo propósito era espalhar pelo norte as revoltas liberais lideradas por São Paulo e Minas Gerais. A fragmentação da freguesia de Exu visava estabelecer um controle eleitoral sobre este reduto liberal que havia ameaçado a ordem na província. No mesmo ano da criação de Ouricuri ocorreram eleições gerais para renovar a Câmara, dissolvida pelo Gabinete de 2 de fevereiro. Ouricuri tornou-se uma das freguesias mais polêmicas e centrais na disputa pela validade dos votos que definiriam o resultado das eleições. Este artigo analisa a desconhecida Sedição de Exu, contribuição para os estudos sobre as revoltas liberais de 1842, e avalia como a disputa partidária fomentou a criação de freguesias, como Ouricuri, para influir no resultado das eleições, oferecendo uma contribuição para os estudos renovados sobre o processo eleitoral no Segundo Reinado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andrey Borges Bernardes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.