RESGATANDO MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS FEMININAS: UM ESTUDO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR
Resumo
RESUMO: Este estudo, intitulado "Volta Histórica: Mulheres, Histórias e Memórias", foi desenvolvido no cemitério municipal de Maringá-PR, aplicando princípios de educação patrimonial para resgatar e destacar trajetórias femininas até então minimizadas pela historiografia tradicional da região. Utilizando visitas guiadas como metodologia, o projeto não só recupera a memória dessas mulheres, mas também valoriza suas contribuições à formação histórica e cultural de Maringá, reconhecendo-as como parte integral do patrimônio cultural local. Os resultados indicam uma nova interpretação do passado, enfatizando o papel das mulheres na história comunitária e desafiando os relatos históricos convencionais. Assim, a pesquisa promove uma visão mais inclusiva da historiografia e contribui para um entendimento mais amplo da evolução social e cultural de Maringá. Conclui-se que os cemitérios, além de locais de memória, são importantes ferramentas educacionais para a aprendizagem patrimonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriana Quintino Sanchez Palacio Tozatti, Veroni Friedrich
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.