RESGATANDO MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS FEMININAS: UM ESTUDO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR

Autores

  • Adriana Quintino Sanchez Palacio Tozatti Unespar - Campo Mourão
  • Veroni Friedrich Unicesumar

Resumo

RESUMO: Este estudo, intitulado "Volta Histórica: Mulheres, Histórias e Memórias", foi desenvolvido no cemitério municipal de Maringá-PR, aplicando princípios de educação patrimonial para resgatar e destacar trajetórias femininas até então minimizadas pela historiografia tradicional da região. Utilizando visitas guiadas como metodologia, o projeto não só recupera a memória dessas mulheres, mas também valoriza suas contribuições à formação histórica e cultural de Maringá, reconhecendo-as como parte integral do patrimônio cultural local. Os resultados indicam uma nova interpretação do passado, enfatizando o papel das mulheres na história comunitária e desafiando os relatos históricos convencionais. Assim, a pesquisa promove uma visão mais inclusiva da historiografia e contribui para um entendimento mais amplo da evolução social e cultural de Maringá. Conclui-se que os cemitérios, além de locais de memória, são importantes ferramentas educacionais para a aprendizagem patrimonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Quintino Sanchez Palacio Tozatti, Unespar - Campo Mourão

Graduada em história pela Centro de Ensino Superior de Maringá, possui especialização em Arqueologia e Patrimônio pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemitériais). Pós-Graduação em Estudios sobre la Muerte y los Cementerios pela Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco. Cursando atualmente o Mestrado em História Pública na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Veroni Friedrich, Unicesumar

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) . Especialista em História e Ensino das Religiões e Religiosidades. Mestre em História com concentração no tema "Patrimônio Cultural", Historiadora na Secretaria Municipal de Cultura/Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá, Docente da Instituição UNICESUMAR (Maringá-PR).

Downloads

Publicado

10-12-2024

Como Citar

QUINTINO SANCHEZ PALACIO TOZATTI, A.; FRIEDRICH, V. . RESGATANDO MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS FEMININAS: UM ESTUDO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 25, n. 48, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/36145. Acesso em: 21 dez. 2024.