Uma narrativa pré-histórica: o cotidiano de antigos grupos humanos no Sertão do Seridó, Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Pintura rupestre, Seridó, CotidianoResumo
As pinturas rupestres inseridas nos municípios de Carnaúba dos Dantas e Parelhas classificam-se como Tradiçáo Nordeste, e possuem grafismos de açáo que mostram a vida cotidiana de seus executores. Pela necessidade de se comunicar e de demonstrar uma importância dada as suas ações cotidianas, esses grupos humanos realizaram tais pinturas em áreas especialmente escolhidas para esse fim, sendo estes na sua maioria, náo habitáveis. Com isso, as pinturas rupestres nos levam a uma ótica de que tanto os grafismos quanto os locais onde estes se encontram possuem uma relaçáo simbólica, e cujo significado impera sob a órbita do cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.