PELOS BASTIDORES DA COMISSÃO RONDON:FRANCISCO JAGUARIBE DE MATTOS E A CARTA DE MATO GROSSO (1910-1952)
Abstract
Quando se pensa na Comissão Rondon, é sabido que inúmeras pessoas, além do "famoso marechal", foram responsáveis pelos feitos daquela empreitada. No entanto, quem são esses indivíduos, além de Cândido Mariano? O objetivo desta pesquisa é investigar a biografia de Francisco Jaguaribe de Mattos, um cartógrafo pouco conhecido pelo público em geral. Jaguaribe foi o chefe da Seção de Cartografia da Comissão Rondon e uma figura significativa para a geografia no Brasil. Mesmo com a ausência de diários, correspondências ou cadernetas de campo, foi possível traçar sua trajetória por meio da análise de relatórios, periódicos e conversas com seus familiares. Compreender a história da confecção de seu principal produto — a Carta de Mato Grosso e Regiões Circunvizinhas — como uma representação material de seu legado para a cartografia no Brasil, assim como entender que, ao narrar o processo de produção do mapa, também se conta a história de vida de Francisco Jaguaribe de Mattos de forma indissociável, permite perceber a dimensão de sua contribuição para a geografia brasileira na primeira metade do século XX
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maria Gabriela Bernardino, Moema Vergara

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)