SOB AS SOMBRAS DO LEÃO DE BRONZE: O INSTITUTO HISTÓRICO DE CARPINA-PE E A CONSOLIDAÇÃO DA COMUNIDADE IMAGINADA CARPINENSE
Resumo
O presente artigo oferece as primeiras impressões obtidas após a digitalização do acervo do Instituto Histórico de Carpina-PE, situado na Mata Norte Pernambucana. Embora seja uma instituição com mais de sessenta anos, o Instituto de Carpina é pouco conhecido, mesmo entre os residentes da cidade, conquanto disponha de um rico acervo. Neste ínterim, o texto inicialmente propôs uma digressão para tratar do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, assim como seu congênere pernambucano. Ato contínuo, o artigo se dedicou ao trato dos jornais de circulação local preservados pelo Instituto Histórico de Carpina-PE para refletir como ele contribuiu não apenas para a salvaguarda do material, mas para a consolidação de uma comunidade imaginada (ANDERSON, 2008) e uma identidade local carpinense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renan Marques Birro, José Pereira de Sousa Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.