GUARDANDO MEMÓRIAS, CONSTRUINDO HISTÓRIAS: O INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DO AMAZONAS – IGHA - ORIGENS, ACERVO E BALANÇO HISTÓRICO

Autores

  • Bruno Miranda Braga Faculdade Católica do Amazonas e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas IGHA https://orcid.org/0000-0001-7000-2456
  • José Geraldo Xavier dos Anjos Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas IGHA e Academia Amazonense de Letras

Resumo

Neste texto esboçamos um breviário das origens do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, o IGHA, destacando o perfil dos sócios fundadores e suas atribuições como membros da primeira diretoria. Nos anos 1910-1917, a cidade de Manaus vivenciava, além de uma letargia econômica, um impulso para a criação de fundações ligadas a uma formação intelectual; surgiram nesse intervalo de tempo a Universidade Livre de Manáos, a Academia Amazonense de Letras e o Instituto Geográfico e Histórico. Assim, o artigo está composto de quatro partes nas quais apresentamos um balanço da cidade de Manaus entre 1910-1917, a ideia e consolidação do Instituto, breves notas bibliográficas e aspirações sociais bem como o envolvimento dos fundadores por fim, apresentamos as dependências do nosso Instituto: a sede, o acervo documental, a biblioteca, as obras raras, as obras de arte, e no último item, apresentamos um pouco do Museu, suas peças, obras e elementos compositivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Miranda Braga, Faculdade Católica do Amazonas e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas IGHA

Doutor em História Cultural pela PUC-SP, e Mestre em História Social pela UFAM. Amazonólogo, especialista em Estudos Amazônicos pela UnB, e especialista em Gestão e Produção Cultural pela UEA. Licenciado em História e em Geografia. Membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas IGHA, ocupando a cadeira nº 38 cujo patrono é o etnógrafo Karl von der Steiner. Atualmente sou professor da Faculdade Católica do Amazonas.

José Geraldo Xavier dos Anjos , Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas IGHA e Academia Amazonense de Letras

Especialista em História da Saúde na Amazônia pela FIOCRUZ, especialista em Sistema de Informação voltado para o usuário, UFAM. Possui Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFAM. Membro Titular da Academia Amazonense de Letras (AAL), e Membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas IGHA, ocupando a cadeira nº 17 cujo patrono é o naturalista Francis de Laporte de Castelnau.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

MIRANDA BRAGA, B.; XAVIER DOS ANJOS , J. G. . GUARDANDO MEMÓRIAS, CONSTRUINDO HISTÓRIAS: O INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DO AMAZONAS – IGHA - ORIGENS, ACERVO E BALANÇO HISTÓRICO. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 1–28, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/37876. Acesso em: 7 jan. 2025.