PUBLICAR DOS VELHOS PAPÉIS: VICENTE DE LEMOS E A HISTÓRIA NORTE-RIO-GRANDENSE (1907)
Resumo
Este artigo objetiva analisar as publicações da coluna “Papéis Velhos” (1907) e como estas contribuíram para a construção/reafirmação da história do Rio Grande do Norte. O nome do cronista da referida coluna se apresentava ao final de quase todas as publicações era Vicente Simões Pereira de Lemos, uma das figuras mais conhecidas da historiografia norte-rio-grandense do início do século XX, em especial pela sua atuação no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). No tocante à delimitação temporal, essa se justifica pelo surgimento e recorrência da coluna em 1907, no qual as crônicas se fizeram presente em mais de 20 edições, o que não ocorreu posteriormente. Para tanto, nesta pesquisa foi mobilizada como fonte principal “A República”, jornal que publicou a coluna, além das revistas do IHGRN que foram utilizadas como fonte de cotejo. No que concerne a metodologia utilizada foram a análise quantitativa e qualitativa das publicações, sendo uma das ferramentas utilizadas a tabulação das crônicas. Com isso, objetivou-se identificar os episódios e personagens históricos destacados por Vicente de Lemos no jornal republicano, bem como os objetivos do autor em divulgar a história pátria para um público mais amplo no jornal oficial da época.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sarah Karolina Sucar Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.