DAS CRUZADAS ANTIGÊNERO AO CURRÍCULO DE HISTÓRIA: REACIONARISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumen
Este artigo analisa a ofensiva antigênero na educação brasileira presente em discursos que estimulam a perseguição às professoras e aos professores. Examinam-se o surgimento e a construção discursiva do sintagma “ideologia de gênero” na Igreja Católica e em grupos neoconservadores. Argumenta-se que há, em funcionamento no Brasil, um discurso reacionário que, por meio do sintagma “ideologia de gênero”, busca coibir saberes e impor limites a uma educação diversa. Conteúdos das ciências humanas, especialmente da história, têm sofrido ataques deliberados e tentativas de banimento de certos conhecimentos. Essa perseguição não se restringe ao currículo escrito. Ela perpassa também por uma campanha de vigilância impetrada às professoras e aos professores que se respalda em ampla incursão midiática, governamental e moral contra às/aos profissionais da educação, acusadas/os de “doutrinadoras/es”. Entretanto, mesmo diante de tantas atrocidades, é possível identificar movimentos em defesa da manutenção das discussões de gênero nos currículos escolares que propõem um currículo diverso e uma educação baseada na liberdade de cátedra, configurando-se resistências ao neoconservadorismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Carolina Giovannetti, Shirlei Sales

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)