A TEMÁTICA INDÍGENA NA EJA DO SESC PIEDADE/PERNAMBUCO: EXPERIÊNCIAS GUIADAS PELOS ESTUDOS DECOLONIAIS E INTERCULTURAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Resumo
Este texto pretende demonstrar as experiências integradas do projeto didático Lutas e resistências dos povos indígenas no Brasil e em Pernambuco, vivenciadas entre os meses de maio e julho de 2021, nas aulas de História do Ensino Fundamental (Anos Finais, fases III e IV) e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do SESC Piedade, localizado no Município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife/Pernambuco. Guiado pelos estudos decoloniais e interculturais (MIGNOLO, 2003; QUIJANO, 2005; BANIWA, 2006; WALSH, 2009; KRENAK, 2019), em consonância com a Lei 11.645/08, o projeto didático abordou a temática indígena em seis etapas integradas: 1. Apresentação do projeto às turmas; 2. Sondagem de conhecimentos prévios das/os estudantes (reflexão e debate): O que é ser indígena no Brasil atual?; 3. Histórias indígenas contadas pelos próprios indígenas: o documentário Falas da Terra; 4. Os povos indígenas de Pernambuco: diversidade sociocultural, étnica e territorial; 5. Narrativas do tempo: produzindo áudios; 6. Diário de bordo: registro das aprendizagens. Ao adotar um posicionamento crítico sobre a universalidade dos padrões hegemônicos de conhecimento, poder, territorialidade, humanidade e natureza, as vivências possibilitaram as trocas de saberes e experiências étnico-raciais no Ensino de História, potencializando o protagonismo das lutas e resistências políticas, de pertencimento, históricas, sociais e culturais dos povos indígenas no Brasil e em Pernambuco, em diálogo intercultural com a formação individual e coletiva das/os estudantes da EJA.
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