AS REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS ‘HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA’: : UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE OS CONTEXTOS EDUCACIONAIS DE REDES PÚBLICAS DE PERNAMBUCO E TOCANTINS
Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o Ensino de História a partir das narrativas construídas sobre os povos indígenas nos livros didáticos, além de sugerir novos olhares metodológicos que valorizem os protagonismos dessas sociedades. Para tanto, realizamos uma análise do material didático História, Sociedade & Cidadania, utilizado pela rede municipal de Feira Nova, localizada na região Agreste de Pernambuco, destinado às turmas do 7º ano do Ensino Fundamental no quadriênio 2020-2023, e pela rede estadual de ensino em Colinas (TO), também voltado para o 7º ano do Ensino Fundamental, correspondente ao triênio 2022-2024. Dessa forma, nosso objetivo é analisar as obras utilizadas em ambos os contextos, identificar padrões, lacunas e especificidades na forma como a história indígena é tratada. Ademais, apresentamos duas ferramentas pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula como recursos de apoio ao ensino de História Indígena. A primeira é uma série animada “protagonistas do sertão colonial”, e a segunda é o material paradidático (Re)conhecendo a História e a Cultura do Povo Krahô “Mehi”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kalina Vanderlei Silva, Aline Cândida de Araújo, Jesmary Dantas Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)