NARRATIVAS DIDÁTICAS DE HISTÓRIA INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E AUTORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Resumo

Este artigo apresenta a análise de dezesseis narrativas didáticas de história indígena, elaboradas por licenciandos durante a disciplina “Laboratório de Ensino de História Indígena”, ministrada no curso de História da Universidade de Brasília. Trata-se dos resultados de uma experiência de formação docente, cujo objetivo foi estimular a reflexão crítica sobre a presença indígena na historiografia acadêmica e escolar, bem como incentivar a autoria de textos didáticos voltados aos anos finais do ensino fundamental, com base em pesquisa de fontes documentais e narrativas de autoria indígena. Na análise dessas narrativas, destacamos o modo como os licenciandos mobilizaram saberes, temas, questões, acontecimentos e personagens históricos, em consonância com o que dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Operacionais para a Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica (BRASIL, 2015), conforme a Lei nº 11.645/2008. Essa experiência evidenciou o potencial de leituras e debates de textos fundamentados em perspectivas indígenas, decoloniais e interculturais sobre a história indígena e o ensino de História. Além disso, ressaltou a importância da pesquisa de fontes indígenas para a construção de materiais didáticos que valorizem a diversidade étnico-cultural e o protagonismo político dos povos indígenas, contribuindo para romper os silenciamentos e preconceitos historicamente reproduzidos pela escola e pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susane Rodrigues de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Susane Rodrigues de Oliveira é professora do curso de Licenciatura em História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UnB). ´Doutora em História pela UnB, com pós-doutorado na Unicamp e na Universidad Complutense de Madrid. É uma das coordenadoras do Laboratório de Ensino de História da UnB (www.labeh.unb.br).

Valéria Moreira Coelho de Melo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Valéria Moreira Coelho de Melo é doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professora adjunta do curso de Licenciatura em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

RODRIGUES DE OLIVEIRA, Susane; MOREIRA COELHO DE MELO, Valéria. NARRATIVAS DIDÁTICAS DE HISTÓRIA INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E AUTORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 28, n. 51, p. 1–33, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/40712. Acesso em: 24 dez. 2025.