NARRATIVAS DIDÁTICAS DE HISTÓRIA INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E AUTORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Este artigo apresenta a análise de dezesseis narrativas didáticas de história indígena, elaboradas por licenciandos durante a disciplina “Laboratório de Ensino de História Indígena”, ministrada no curso de História da Universidade de Brasília. Trata-se dos resultados de uma experiência de formação docente, cujo objetivo foi estimular a reflexão crítica sobre a presença indígena na historiografia acadêmica e escolar, bem como incentivar a autoria de textos didáticos voltados aos anos finais do ensino fundamental, com base em pesquisa de fontes documentais e narrativas de autoria indígena. Na análise dessas narrativas, destacamos o modo como os licenciandos mobilizaram saberes, temas, questões, acontecimentos e personagens históricos, em consonância com o que dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Operacionais para a Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica (BRASIL, 2015), conforme a Lei nº 11.645/2008. Essa experiência evidenciou o potencial de leituras e debates de textos fundamentados em perspectivas indígenas, decoloniais e interculturais sobre a história indígena e o ensino de História. Além disso, ressaltou a importância da pesquisa de fontes indígenas para a construção de materiais didáticos que valorizem a diversidade étnico-cultural e o protagonismo político dos povos indígenas, contribuindo para romper os silenciamentos e preconceitos historicamente reproduzidos pela escola e pela sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Susane Rodrigues de Oliveira, Valéria Moreira Coelho de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)