Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente
Palavras-chave:
Consumo, Meio-ambiente, Poder simbólicoResumo
Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o consumo e, portanto, o caráter passivo do consumidor frente à mercadoria; o consumo com forma de diferenciaçáo e distinçáo reconhecido pela posse de capital cultural - aqui, as diferenças funcionam como signos, tal como apresentado por Bourdieu2, capazes de delimitar espaços sociais e conferir poder simbólico. Por fim, temos a concepçáo do consumo como prazer, sonhos e desejos celebrados. A prática do consumo é vista como um processo ativo, consciente, uma escolha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.