Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente

Autores/as

  • Sandra Kelly de Araújo
  • Orgival Nóbrega

Palabras clave:

Consumo, Meio-ambiente, Poder simbólico

Resumen


Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à  expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à  reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o consumo e, portanto, o caráter passivo do consumidor frente à mercadoria; o consumo com forma de diferenciaçáo e distinçáo reconhecido pela posse de capital cultural - aqui, as diferenças funcionam como signos, tal como apresentado por Bourdieu2, capazes de delimitar espaços sociais e conferir poder simbólico. Por fim, temos a concepçáo do consumo como prazer, sonhos e desejos celebrados. A prática do consumo é vista como um processo ativo, consciente, uma escolha. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

12-03-2010

Cómo citar

ARAÚJO, S. K. de; NÓBREGA, O. Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 02, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45. Acesso em: 22 dic. 2024.