Rebolando com o magistério: O Professor e as Relações de Gênero no Perí­odo Modernista - um estudo de caso sobre Anayde Beiriz

Autores

  • Iranilson Buriti de Oliveira

Palavras-chave:

Disciplinarização, Magistério, Movimento modernista

Resumo


O artigo em apreço enfatiza as relações de gênero e a disciplinarizaçáo dos corpos do professor no perí­odo modernista, tendo como anatomia espacial a sociedade paraibana dos anos 20 do século atual. Este texto, fragmento de uma pesquisa mais ampla em ní­vel de doutorado, faz algumas reflexões sobre a professora Anayde Beiriz que, influenciada pelo ideário do movimento modernista e pela Semana de 22, muda seu modo comportamental ao introduzir em seu corpo as marcas de uma nova subjetividade. Por tal comportamento, visto como patológico pela tradicional sociedade paraibana desse momento histórico, é perseguida em sua vida profissional - professora - e em seu mundo sentimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-03-2010

Como Citar

OLIVEIRA, I. B. de. Rebolando com o magistério: O Professor e as Relações de Gênero no Perí­odo Modernista - um estudo de caso sobre Anayde Beiriz. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 01, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/49. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos