Rebolando com o magistério: O Professor e as Relações de Gênero no Período Modernista - um estudo de caso sobre Anayde Beiriz
Keywords:
Disciplinarização, Magistério, Movimento modernistaAbstract
O artigo em apreço enfatiza as relações de gênero e a disciplinarizaçáo dos corpos do professor no período modernista, tendo como anatomia espacial a sociedade paraibana dos anos 20 do século atual. Este texto, fragmento de uma pesquisa mais ampla em nível de doutorado, faz algumas reflexões sobre a professora Anayde Beiriz que, influenciada pelo ideário do movimento modernista e pela Semana de 22, muda seu modo comportamental ao introduzir em seu corpo as marcas de uma nova subjetividade. Por tal comportamento, visto como patológico pela tradicional sociedade paraibana desse momento histórico, é perseguida em sua vida profissional - professora - e em seu mundo sentimental.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.