Weber despedaçado: até quando dura a dominação carismática? Uma análise da política no Haiti

Autores

  • Renata de Melo Rosa Centro Universitário de Brasí­lia - UNICEUB

Palavras-chave:

Carisma. Haiti. Transição política. Tipos de dominação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o caráter transitório do tipo de dominação carismática proposta por Max Weber como um modelo de dominação que faria a articulação entre o tipo de dominação tradicional e a racional-legal. Embora levando em consideração que Weber trabalha com tipos ideais que não guardam correlação imediata com a realidade, cumpre neste artigo discutir a elasticidade política da dominação carismática no contexto haitiano que, ao longo de 200 anos tem apresentado esta dominação como o único tipo ideal disponível para acessar o poder no Haiti. O objetivo de reflexão teórica deste ensaio é aprofundar os estudos sobre a dominação carismática como estruturante de cenários políticos considerados frágeis. Existiria nexo causal entre “falência do Estado” e predominância do tipo de dominação carismática? Se assim for, como quantificar o caráter transitório deste tipo de dominação?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Melo Rosa, Centro Universitário de Brasí­lia - UNICEUB

Pós-Doutorado em Relações Internacionais; Coordenadora do curso de Relações Internacionais do UNICEUB; Líder do Núcleo de Estudos de Diplomacia Responsável.

Downloads

Publicado

27-05-2015

Como Citar

ROSA, R. de M. Weber despedaçado: até quando dura a dominação carismática? Uma análise da política no Haiti. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 33, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7221. Acesso em: 23 abr. 2024.