Labirintos da identidade: análise do discurso identitário dos grupos de Ternos de Reis, em Itapetinga-Bahia

Autores

  • Moisés dos Santos Viana Universidade do Estado da Bahia
  • Odilon de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Cultura Popular. Discurso Identitário. Ternos de Reis.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é investigar aspectos do funcionamento do discurso identitário dos grupos de Ternos de Reis. Esse discurso identitário é encontrado em enunciados da fala de seus participantes. Foram entrevistados dois líderes de Ternos de Reis e seis representantes da comunidade, numa amostra não-probabilística por intencionalidade ou julgamento. Seguiu-se o marco teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, em que o discurso é entendido como efeito de sentido entre interlocutores. Destaca-se uma Formação Ideológica (FI) como tema polêmico dentro do contexto sócio-histórico de Itapetinga acerca dos grupos de Ternos de Reis, em que diversos discursos funcionam expressando, as posições ideológicas através dos sujeitos discursivos. O tema da identidade dos participantes dos Ternos de Reis apresenta diferentes discursos ou formações discursivas: FD-1 tempo e memória - passado glorioso: Há o discurso exaltando um passado glorioso e mítico; FD -2 tempo atual - presente difícil, futuro incerto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés dos Santos Viana, Universidade do Estado da Bahia

Moisés dos Santos Viana Mestre em Cultura e Turismo (UESC). Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UESB). Jornalista (FIAMFAAM). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares - NUGEET da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Grupo de Pesquisa Memória, Espaço e Linguagem - DCHT/CAMPUS XVIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). http://lattes.cnpq.br/1940914210391451

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

VIANA, M. dos S.; FILHO, O. de M. Labirintos da identidade: análise do discurso identitário dos grupos de Ternos de Reis, em Itapetinga-Bahia. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 33, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7227. Acesso em: 26 abr. 2024.