Ensino e sociodiversidades indígenas: possibilidades, desafios e impasses a partir da lei 11.645/2008

Autores

  • Edson Silva UFPE/UFCG

Palavras-chave:

povos indígenas, ensino. Lei 11.645/2008

Resumo

Nas últimas décadas diferentes grupos sociais, assim como os povos indígenas, conquistaram e ocuparam espaços sociopolíticos no Brasil. O que vem exigindo discussões, formulações e implementação de politicas públicas que respondam as demandas de direitos sociais específicos. A Lei 11.645/2008 determinou a inclusão da história e culturas indígenas nos currículos da Educação Básica pública e privada, possibilitando o respeito e o reconhecimento das sociodiversidades expressadas pelos povos indígenas em nosso país. Passados sete anos da promulgação da Lei, observam-se possibilidades, desafios e impasses no ensino da temática indígena, o que vem contribuindo para continuidade de desinformações, equívocos e preconceitos generalizados em relação aos indígenas.            

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Silva, UFPE/UFCG

Realizou o Pós-Doutorado em História na UFRJ (2013). É Doutor em História Social pela UNICAMP (2008). Mestre em História pela UFPE (1995) Professor efetivo no Centro de Educação/Col. de Aplicação da UFPE e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em História/UFPE e vinculado no Programa de Pós-Graduação em História/UFCG (Campina Grande/PB). Leciona no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na UFPE/Caruaru destinado a formação de professores indígenas. Participa na FIOCRUZ/Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Recife) do Grupo de Pesquisa Saúde e Ambiente Xukuru do Ororubá, que desenvolve projetos de pesquisas junto ao povo indígena Xukuru do Ororubá. É membro do GT ANPUH-Brasil "Os índios na História". Tem experiências na área de pesquisas em História e Ensino, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena no Nordeste e em Pernambuco nos séculos XIX e XX; memórias indígenas; História e memórias dos índios Xukuru do Ororubá, relações socioambientais e História Socioambiental no Semiárido/Agreste pernambucano; Ensino da temática indígena. É co-organizador do site Índios no Nordeste (www.indiosnonordeste.com.br) que disponibiliza para acesso gratuito notícias, textos, dissertações, teses, estudos e livros sobre os povos indígenas no Nordeste. Publicou vários artigos, capítulos de livros e livros, resultados das pesquisas sobre história indígena/os índios na História, História Ambiental e ensino da temática indígena.

Downloads

Publicado

17-10-2015

Como Citar

SILVA, E. Ensino e sociodiversidades indígenas: possibilidades, desafios e impasses a partir da lei 11.645/2008. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 21–37, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7485. Acesso em: 8 dez. 2022.