Imprensa e assuntos de mulher: revisitando as décadas de 1960 e 1970
Palavras-chave:
Revista Cláudia. Mulheres. Décadas de 1960 e 1970.Resumo
Este artigo se debruça sobre a representação de mulheres na revista Cláudia nas décadas de 1960 e 1970, período em que a imprensa a feminina se desenvolve bastante. Esta revista, direcionada, sobretudo, para a mulher casada, da classe média, propunha-se a orientar as donas de casa que queriam adaptar-se à vida moderna. O objetivo deste artigo é analisar os modos como a revista contribuiu para a modernização da mulher. Para tal, foram analisados alguns números da revista, tendo-se focalizado, prioritariamente, algumas crônicas da psicóloga Carmen da Silva, que, a partir de 1963 teve um papel importante na formação das leitoras da revistaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.