Imprensa e assuntos de mulher: revisitando as décadas de 1960 e 1970

Autores

  • Ilane Ferreira Cavalcante IFRN
  • Maria da Conceição Flores Universidade Potiguar

Palavras-chave:

Revista Cláudia. Mulheres. Décadas de 1960 e 1970.

Resumo

Este artigo se debruça sobre a representação de mulheres na revista Cláudia nas décadas de 1960 e 1970, período em que a imprensa a feminina se desenvolve bastante. Esta revista, direcionada, sobretudo, para a mulher casada, da classe média, propunha-se a orientar as donas de casa que queriam adaptar-se à vida moderna. O objetivo deste artigo é analisar os modos como a revista contribuiu para a modernização da mulher. Para tal, foram analisados alguns números da revista, tendo-se focalizado, prioritariamente, algumas crônicas da psicóloga Carmen da Silva, que, a partir de 1963 teve um papel importante na formação das leitoras da revista

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilane Ferreira Cavalcante, IFRN

Professora de Língua Portuguesa do IFRN, atualmente lotada no Campus de Educação a Distância, com experiência em estudos sobre linguagem, gênero e educação.

Maria da Conceição Flores, Universidade Potiguar

Doutora em Educação (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Literatura Comparada (1999) e graduada em Letras pela mesma universidade (1993), com Diplôme Supérieur d' Études Françaises pela Université de Nancy II (1990), é professora DNS IV da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa e Literatura Norte-Rio-Grandense, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de autoria feminina, crítica literária feminista e história das mulheres. É consultora ad hoc do SigPet e tutora do grupo PET Literatura do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

12-08-2016

Como Citar

CAVALCANTE, I. F.; FLORES, M. da C. Imprensa e assuntos de mulher: revisitando as décadas de 1960 e 1970. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 120–132, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7788. Acesso em: 29 mar. 2024.