A ESTÉTICA DO SUBLIME E SUAS POSSIBILIDADES NA ARTE DE EDUCAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE JEAN FRANÇOIS LYOTARD

Autores/as

  • Anderson Luiz Pereira UNESP/Marília

Palabras clave:

recepção estética, comunicação, sublime, educação, Lyotard.

Resumen

A presente pesquisa pretende contribuir para a discussão contemporânea no campo da filosofia da educação sobre as interfaces entre a experiência pedagógica e a experiência estética. Para tanto, recorre-se à obra do filósofo Jean François Lyotard, particularmente às obras nas quais retoma o projeto filosófico kantiano, com o objetivo de (1) caracterizar e discutir as especificidades que envolvem o juízo estético do belo e do sublime, focalizando este último como uma possibilidade de experienciar o incomunicável na arte pedagógica; (2) propor possíveis interlocuções entre o sentimento sublime e o regime de comunicação da não-comunicação que compreende a relação pedagógica, delineando a dimensão estética da arte de educar e propondo algumas questões filosóficas que poderiam se tornar objeto de reflexão de educadores, como uma forma de resistência política ao acentuado processo de racionalização técnica predominante na educação.

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Biografía del autor/a

Anderson Luiz Pereira, UNESP/Marília

Graduado em Filosofia pela UNESP/Marília, Mestre em Educação pela UNESP/Marília e doutorando em Educação pela UNESP/Marília.

Publicado

11-12-2023

Cómo citar

PEREIRA, A. L. A ESTÉTICA DO SUBLIME E SUAS POSSIBILIDADES NA ARTE DE EDUCAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE JEAN FRANÇOIS LYOTARD. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 22, n. 45, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7877. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Artigos