A ESTÉTICA DO SUBLIME E SUAS POSSIBILIDADES NA ARTE DE EDUCAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE JEAN FRANÇOIS LYOTARD

Autores/as

  • Anderson Luiz Pereira UNESP/Marília

Palabras clave:

recepção estética, comunicação, sublime, educação, Lyotard.

Resumen

A presente pesquisa pretende contribuir para a discussão contemporânea no campo da filosofia da educação sobre as interfaces entre a experiência pedagógica e a experiência estética. Para tanto, recorre-se à obra do filósofo Jean François Lyotard, particularmente às obras nas quais retoma o projeto filosófico kantiano, com o objetivo de (1) caracterizar e discutir as especificidades que envolvem o juízo estético do belo e do sublime, focalizando este último como uma possibilidade de experienciar o incomunicável na arte pedagógica; (2) propor possíveis interlocuções entre o sentimento sublime e o regime de comunicação da não-comunicação que compreende a relação pedagógica, delineando a dimensão estética da arte de educar e propondo algumas questões filosóficas que poderiam se tornar objeto de reflexão de educadores, como uma forma de resistência política ao acentuado processo de racionalização técnica predominante na educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Luiz Pereira, UNESP/Marília

Graduado em Filosofia pela UNESP/Marília, Mestre em Educação pela UNESP/Marília e doutorando em Educação pela UNESP/Marília.

Publicado

11-12-2023

Cómo citar

PEREIRA, A. L. A ESTÉTICA DO SUBLIME E SUAS POSSIBILIDADES NA ARTE DE EDUCAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE JEAN FRANÇOIS LYOTARD. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 22, n. 45, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7877. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos