Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
Resumo
Discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, em perspectiva histórica, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram instituições de ensino primário implantadas com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos modernos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do período. A escolarização nos grupos não era apenas de conhecimentos relativos às matérias escolares, ela era também dos corpos. Por meio dos grupos buscava-se consolidar saberes, práticas, costumes e disciplina moral, psíquica, mas, também, física.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.