Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses

Autores/as

  • Crislane Barbosa Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosa Milena Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

Discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, em perspectiva histórica, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram instituições de ensino primário implantadas com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos modernos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do período. A escolarização nos grupos não era apenas de conhecimentos relativos às matérias escolares, ela era também dos corpos. Por meio dos grupos buscava-se consolidar saberes, práticas, costumes e disciplina moral, psíquica, mas, também, física.

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Biografía del autor/a

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada e Bacharel em História, Mestre e Doutora em Educaçáo.

Rosa Milena Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia e bolsista de iniciação científica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

03-02-2016

Cómo citar

AZEVEDO, C. B.; SANTOS, R. M. Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 91–126, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042. Acesso em: 26 nov. 2024.