Reflexões sobre anti-semitismo: o elemento português em Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre
Palavras-chave:
Gilberto Freyre, Anti-semitismo, SociologiaResumo
O artigo traz reflexões sobre as expressões anti-semitas utilizadas por Gilberto Freyre em sua obra "Casa-Grande e Senzala", trazendo a definiçáo de Hannah Arendt e observações sobre a presença de práticas e idéias anti-semitas na História de Portugal e Brasil - necessárias para a compreensáo do período ao qual Gilberto Freyre se refere da história desses dois países e o contexto brasileiro em que a obra é recebida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.