Orgia epistemológica: saberes anais e dissidências de gênero e sexualidades

Autores

  • André Luiz dos Santos Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Produção discursiva. Experiências subversivas. Saberes anais. Feminismos.

Resumo

No artigo discute-se a produção de discursos acerca dos gêneros e das sexualidades a partir de uma perspectiva queer. Questiona-se os modelos de inteligibilidade que inventam esses saberes analisando-se o espaço de privilégio que forja essa produção discursiva a ele contrapondo-se a produção de discursos e práticas de uma manada TRANSviada que se engaja na produção de um saber subalterno, reivindicando assim, ao invés de uma epistemologia normativa, uma epistemolOrgia subversiva. Defende-se a possibilidade de fala do cu numa visão ampliada que faz da proliferação de cus falantes nos corpos um espaço de produção discursiva subversiva. Por fim, discute-se como a produção anal dos saberes está atrelada a uma questão feminista, um feminismo sem sujeito determinado, do destrutivo, do contaminador, em síntese, um feminismo que possa ser a aposta de todos os sujeitos não-homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz dos Santos Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, onde integra o grupo de pesquisas Linguagens da cena: imagem, cultura e representação.

Graduado em Psicologia na Universidade Potiguar - UnP.

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Ciências Sociais, especialista em Antropologia Social e graduado em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como professor no departamento de Comunicação Social e no Programa de pós-graduação em Estudos da Mídia.

Downloads

Publicado

12-08-2016

Como Citar

PAIVA, A. L. dos S.; NOBRE, I. de M. Orgia epistemológica: saberes anais e dissidências de gênero e sexualidades. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 103–119, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8494. Acesso em: 25 abr. 2024.