Walter Benjamin: aproximações à ideia de aura musical
Palavras-chave:
Walter Benjamin. Aura. Música. Reprodutibilidade. TécnicaResumo
O filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) debruçou-se sobre a temática da Obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, em 1936. Com base nestas reflexões do autor será feito o paralelismo entre os conceitos que ele apresenta para as novas formas de arte, a Fotografia e o Cinema, com a Música, área que pouco abordou nos seus trabalhos, mas que faz todo o sentido comparar, pois muitos dos seus conceitos podem ser aplicados à arte musical. Este artigo divide-se em 3 pequenos capítulos. No primeiro, faz-se uma breve abordagem ao autor e à sua contextualização filosófica, referindo notas biográficas relevantes e algumas reflexões sobre influências determinantes no autor e na sua obra. No segundo, faz-se a contextualização da obra e no último capítulo aborda-se o conceito benjaminiano de aura na obra de arte musical, referindo os discursos de outros autores e fazendo o paralelismo com a Música através das propostas de Benjamin expostas no seu ensaioDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.