Walter Benjamin: aproximações à ideia de aura musical

Autores/as

Palabras clave:

Walter Benjamin. Aura. Música. Reprodutibilidade. Técnica

Resumen

O filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) debruçou-se sobre a temática da Obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, em 1936. Com base nestas reflexões do autor será feito o paralelismo entre os conceitos que ele apresenta para as novas formas de arte, a Fotografia e o Cinema, com a Música, área que pouco abordou nos seus trabalhos, mas que faz todo o sentido comparar, pois muitos dos seus conceitos podem ser aplicados à arte musical. Este artigo divide-se em 3 pequenos capítulos. No primeiro, faz-se uma breve abordagem ao autor e à sua contextualização filosófica, referindo notas biográficas relevantes e algumas reflexões sobre influências determinantes no autor e na sua obra. No segundo, faz-se a contextualização da obra e no último capítulo aborda-se o conceito benjaminiano de aura na obra de arte musical, referindo os discursos de outros autores e fazendo o paralelismo com a Música através das propostas de Benjamin expostas no seu ensaio

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Biografía del autor/a

Liliana Natália Aparício, Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX (Ceis 20) da Universidade de Coimbra

Licenciatura em Música pela Universidade de Aveiro

Mestrado em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro

Aluna de Doutoramento em Estudos Contemporâneos no Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra

Publicado

01-05-2017

Cómo citar

APARÍCIO, L. N. Walter Benjamin: aproximações à ideia de aura musical. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 275–288, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8908. Acesso em: 27 dic. 2024.