"Feitiço do homem branco": ruptura e continuidade na concepção de "feitiço" nos diários de viagem de Antônio Brandão de Mello (1909-1915)

Autores

  • João de Castro Maia Veiga Figueiredo

Palavras-chave:

Feitiço, Brandão de Mello, Óscar Ribas

Resumo


Recorrendo aos diários de viagem de Brandáo de Mello, este artigo pretende apresentar alguns dados sobre a história do conceito de feitiço em Angola, expondo a perspectiva de um autor que viveu num período de forte mudança nesta ex-colônia portuguesa. De forma a perceber como é que práticas semelhantes às de Brandáo de Mello sáo assimiladas pelos sistemas de crenças locais, e uma vez que este nos seus textos náo permite que seja ouvida a outra parte do diálogo cultural que provoca, analisa-se de seguida uma das obras principais de Óscar Ribas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-01-2010

Como Citar

FIGUEIREDO, J. de C. M. V. "Feitiço do homem branco": ruptura e continuidade na concepção de "feitiço" nos diários de viagem de Antônio Brandão de Mello (1909-1915). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 10, n. 26, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/9. Acesso em: 25 abr. 2024.