Os Imponderáveis da etnografia religiosa: uma análise sobre o trabalho etnográfico no campo da religião

Autores

  • Arlindo de Souza Neto
  • Polyanny Lí­lian Amaral

Palavras-chave:

Etnografia, Etnologia, Religião

Resumo

A antropologia utiliza-se de diversos métodos de pesquisa etnográfica a fim de construir uma reflexáo sobre seu objeto de estudo. Independentemente do método escolhido, o pesquisador está exposto a certas situações práticas que o levam a enfrentar dificuldades cujos livros náo o apresentaram anteriormente, sáo os imponderáveis[1] da etnografia. Estes imponderáveis estáo muito presentes quando o objeto de estudo está imerso na área religiosa.

Embasando-se nas teorias já existentes, os antropólogos, com a produçáo final de suas pesquisas, acabam construindo novos “arquivos” da humanidade. É pensando nesta dialética de fundamentar-se em teorias para produzir teorias que este trabalho abordará três métodos de pesquisa: a análise de arquivos históricos, a observaçáo participante e a aplicaçáo de questionário e entrevistas, tendo como objetivo discutir os problemas que permeiam o antropólogo que se dispõe a utilizar-se destes métodos para sua pesquisa, bem como as implicações que as dificuldades proporcionam ao trabalho final.


[1] Este termo é originariamente utilizado por B. Malinowski que ao falar dos “imponderáveis da vida real” se refere às ações práticas, corriqueiras do nativo. Neste trabalho, utilizamo-nos deste termo para mencionar as mesmas práticas do cotidiano, porém este cotidiano náo diz respeito à vida do nativo, mas a que o pesquisador está sujeito quando aplica algum dos métodos citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-08-2011

Como Citar

SOUZA NETO, A. de; AMARAL, P. L. Os Imponderáveis da etnografia religiosa: uma análise sobre o trabalho etnográfico no campo da religião. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 12, n. 29, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/975. Acesso em: 23 abr. 2024.