Os Imponderáveis da etnografia religiosa: uma análise sobre o trabalho etnográfico no campo da religião
Palabras clave:
Etnografia, Etnologia, ReligiãoResumen
A antropologia utiliza-se de diversos métodos de pesquisa etnográfica a fim de construir uma reflexáo sobre seu objeto de estudo. Independentemente do método escolhido, o pesquisador está exposto a certas situações práticas que o levam a enfrentar dificuldades cujos livros náo o apresentaram anteriormente, sáo os imponderáveis[1] da etnografia. Estes imponderáveis estáo muito presentes quando o objeto de estudo está imerso na área religiosa.
Embasando-se nas teorias já existentes, os antropólogos, com a produçáo final de suas pesquisas, acabam construindo novos “arquivos” da humanidade. É pensando nesta dialética de fundamentar-se em teorias para produzir teorias que este trabalho abordará três métodos de pesquisa: a análise de arquivos históricos, a observaçáo participante e a aplicaçáo de questionário e entrevistas, tendo como objetivo discutir os problemas que permeiam o antropólogo que se dispõe a utilizar-se destes métodos para sua pesquisa, bem como as implicações que as dificuldades proporcionam ao trabalho final.
[1] Este termo é originariamente utilizado por B. Malinowski que ao falar dos “imponderáveis da vida real” se refere às ações práticas, corriqueiras do nativo. Neste trabalho, utilizamo-nos deste termo para mencionar as mesmas práticas do cotidiano, porém este cotidiano náo diz respeito à vida do nativo, mas a que o pesquisador está sujeito quando aplica algum dos métodos citados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.