Os Montes de Oração: etnografia de uma experiência religiosa
Keywords:
Pentecostalismo, Prece, Lugar de oraçãoAbstract
O presente trabalho se propõe a analisar um fenômeno religioso muito comum no universo evangélico: a subida ao Monte de Oraçáo. Que, a nosso ver, se apresenta como um exercício importante para um fortalecimento da relaçáo com o sagrado. Para tal intento, exporemos questões suscitadas em nosso trabalho etnográfico no Monte Serra Grajaú-Jacarepaguá juntamente com análise bibliográfica sobre o tema. A divisáo do trabalho busca situar os pentecostais e suas relações com os Montes; o Monte enquanto prece, a partir de uma compreensáo de Marcel Mauss, e as considerações finais cujo intuito é mais propositiva/expositiva do que responder e trazer conclusões fechadas sobre esse fenômeno.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.