DEFENDER E CONQUISTAR: APONTAMENTOS PARA A(S) HISTÓRIA(S) DOS MILITARES NA CAPITANIA DO RIO GRANDE (SÉCULO XVII)
Abstract
A segunda metade do século XVI foi marcada por reclamações de oficiais da Coroa quanto a situação dos corpos militares da capitania. Um exemplo disso foi a carta enviada em 28 de julho de 1665 pelo capitão-mor do Rio Grande, Valetim Tavares Cabral ao Conselho Ultramarino. Na ocasião, o capitão-mor ressaltava a necessidade de homens para as tropas da capitania, bem como de recursos para lidar com o miserável estado da Fortaleza dos Reis Magos. Nesse sentido, a carta era apenas uma das diversas reclamações acerca dos recursos para provimento militar enviadas ao Conselho Ultramarino até décadas seguintes. Dessa maneira, apresenta-se a transcrição do documento e apontamentos sobre esta conjuntura na capitania.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.