O texto de Heródoto e seus desdobramentos modernos: uma questão imperialista (o caso britânico)
Keywords:
Imperialismo Britanico, Grecia Antiga, Pos-colonialismoAbstract
O presente artigo se debruça sobre um documento da Antiguidade Clássica, tomando como ponto de foco náo o seu dito "texto estabelecido" mas, por um outro lado, o seu intrincado processo de celebraçáo e reinvençáo modernas. Toma-se como descontinuidade histórica o período de consolidaçáo dos impérios modernos, em finais do século XIX: e é nesse contexto que a História e a Arqueologia construíram-se como servas dos recém-fundados Estados Nacionais. Intenta-se aqui analisar criticamente o processo de constituiçáo dessa relaçáo simbiótica, tomando o moderno texto de Heródoto, em sua versáo britânica, como um estudo de caso.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.