Salve Pai Pedra Preta: uma contribuição singela í trajetória do Baba lorixá Joãozinho da Goméa
Keywords:
Cultura Afro-Brasileira, Joãosinho da Goméa, Pai-de-SantoAbstract
Este trabalho trata da trajetória do Babalorixá Joáosinho da Goméa, desde que foi intitulado "Rei do Candomblé" na década de 1940, pela Rainha Elisabeth da Inglaterra. A partir da compreensáo de sua trajetória, demonstro as razões que levaram a proliferaçáo de terreiros de candomblé e umbanda na Baixada Fluminense, desde a chegada do pai-de-santo no município de Duque de Caxias, em 1946, transformando a Baixada Fluminense na grande divulgadora e popularizadora dos cultos afro-brasileiros, apontando-nos a validade do candomblé como um produtor cultural brasileiro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.