As possibilidades de ascensão social oferecidas no Pernambuco Colonial - Séculos XVII e XVIII
Keywords:
Sociedade, Elite, NobrezaAbstract
Em Pernambuco, após a expulsáo dos holandeses, a burguesia em ascensáo encontrava aprovaçáo na Coroa e, por isso, foi a elite agrária que foi levada a recorrer às armas para preservar seus privilégios. As atividades mercantis possibilitavam a formaçáo de intricadas redes e tinham por objetivo garantir a ascensáo social de determinados grupos da sociedade colonial. Sendo assim, ameaçados no seu predomínio econômico e político, os senhores de engenho, lavradores, profissionais liberais e militares “mazombos”, que se autodenominavam “nobreza da terra”, começam a recear o poder dos comerciantes e a temerem ver-se desalojados do seu prestígio até entáo indisputado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.