Do Sertão Carioca ao centro metropolitano: as disputas por terra na zona oeste do Rio de Janeiro 1940 – 2010
Keywords:
Luta pela terra. Questão agrária. Movimentos sociaisAbstract
Este artigo trata das principais disputas por terra desde as décadas de 1940 e 1950 na região conhecida pelo nome de Sertão Carioca (atual Zona Oeste da cidade) até 2010. Região cuja memória histórica sempre procurou notabilizar figuras de maior relevo social e econômico como antigos barões do café e líderes políticos tradicionais, também foi palco de lutas envolvendo pequenos lavradores e moradores de favelas. É sobre a memória dessas lutas esquecidas que esse artigo se debruça, procurando evidenciar ao longo de sete décadas o fio condutor que liga as lutas do passado com os conflitos do presente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.