Memórias e narrativas políticas: influências da literatura memorialística na produção acadêmica da História do Rio Grande do Norte pós-1945
Keywords:
História política, literatura memorial, produção acadêmica, Rio Grande do NorteAbstract
A literatura memorial produzida no Rio Grande do Norte sobre o período de 1945 a 1964 compõe-se, principalmente, das obras de autores que são referência no estado, atuantes na política local, e até nacional, a partir das décadas de 1920/30. Eles publicaram memórias, discursos parlamentares e depoimentos orais. Tais livros vieram a público durante o regime militar, porém, em contextos políticos diferenciados e nos quais interessava aos autores dar explicações e criar imagens das suas atuações e opções políticas. Tais escritos memorialísticos refletem-se na produção acadêmica sobre a história do Rio Grande do Norte do período abordado. Neste sentido, o artigo versa sobre histórias contadas por políticos norteriograndenses e reforçadas pela literatura acadêmica. Assim, com base nos escritos autobiográficos, memorialísticos e acadêmicos traçamos um perfil sobre como se narra a história do Rio Grande do Norte no período de 1945 a 1964. Refletir sobre essa produção é fundamental para que novas histórias emerjam, influenciadas pelos marcos teórico-metodológicos das chamadas Nova História Política e Nova História Cultural.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.