“Curandeiros e Charlatães”: reflexões sobre medicina, crença e cura na primeira década republicana
Keywords:
Curandeiros. Medicina. Charlatães.Abstract
O artigo trata da primeira década da República brasileira, quando um novo Código Penal foi criado e tinha, entre outros, as leis contra formas de cura -, bem como as formas de crença ligados a eles - que não eram "científico". A intenção é discutir as diferenças entre este período e as décadas de visualização na maneira de lidar com a cura e crença no Brasil, e do significado dessas mudanças para médicos, curandeiros e pacientes. O artigo também discute as possibilidades de fazer uma história social da medicina usando artigos de jornal como as principais fontes para ele.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.