Mneme no espírito
Resumen
ODossiê Religiões e Religiosidades acolheu artigos que dialogam com a diversidade das culturas religiosas em todas as suas dinâmicas. As práticas das religiões e das religiosidades sáo forjadas com a matéria da cultura, que pode ser regional, local ou universal. Estar em contato com o sagrado faz com que os homens se observem como pertencentes a um grupo, náo necessariamente suas sensibilidades religiosas sejam as mesmas, visto que no campo das religiosidades o individual é determinante na relaçáo entre o devoto e sua divindade. Este entrelaçamento entre o oficial e náo oficial faz com que os estudos de manifestações do corpus religioso tenham crescido tanto no mundo nestes últimos anos. Por um lado a religiáo vista como oficial, ou seja, onde as regras sáo convertidas em sensibilidades que váo dando organicidade a um culto coletivo, aonde o controle é arma contra as desvirtuações. Já as religiosidades sáo as depositárias de práticas da oralidade, estando mais diretamente ligadas a ritos festivos, milagreiros de cemitério, devoções do lugar, objetos sacralizados, ciganidades, povos de terreiro, resignificações e demonstrações das práticas católicas sem a interferência clerical, ou seja, todas as relações com o sagrado que se estabelecem por cumplicidades e gestos que se constroem na cotidianidade. Eis do que trata este alentado dossiê. Boa Leitura!
Prof. Dr. Lourival Andrade Júnior – Organizador do Dossiê
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.